Arte Rococó no Brasil

Presente no final do período Barroco a partir de 1760 caracterizado por coroamento encimado por grande composição escultórica; elementos ornamentais baseados no estilo rococó francês, com conchas, laços, grinaldas e flores, revestimento com fundos brancos e douramentos nas partes principais da decoração. Esta fase tem como característica, forte influência do estilo francês, dominante na Europa a partir da segunda metade do século XVIII. É uma particularidade do barroco no Brasil, a presença do rococó, por ter se desenvolvido paralelamente à sobrevivência do Barroco.


Pintura:
Mestre Ataíde: O Mestre Manoel da Costa Ataíde é o grande nome na pintura rococó no Brasil. Os forros por ele executados nas igrejas de São Francisco de Assis, Ouro Preto, Matriz de Santo Antônio, Santa Bárbara e Capela do Rosário, Mariana demonstram seu pleno domínio da pintura em perspectiva aérea, típica do rococó em Minas Gerais na segunda metade do século XVIII.
• Risco, pintura e douramento do altar-mor;
• Pinturas do arco-cruzeiro, tribunas e portas.
• Douramento de seis altares, púlpitos, pintura e douramento do oratório da sacristia e da moldura dos espelhos – Igreja de Nossa Senhora do Carmo.




0 comentários:

Postar um comentário